Carros antigos com valorização acima dos 130%

Os colecionadores de carros antigos que escondam o seu precioso tesouro! Um estudo realizado pela FGV SP demonstrou que esses veículos obtiveram retorno financeiro superior à taxa de juros Selic. Não só, como também ultrapassaram a taxa CDI ao longo do tempo.

De 24 modelos analisados entre 2005 a 2006 e 2015 a 2016, a Kombi Corujinha foi a mais valorizada: +135%. Mais de 100% de valorização para carros antigos, em apenas dez anos.

Até mesmo os cinco veículos com menor valorização obtiveram taxas superiores à inflação brasileira.

Dodge Charger (1973 a 1975)

Diferente dos modelos modernos e robustos, com rápida desvalorização, o modelo antigo se mantém. Dificilmente seu valor será reduzido com os anos, assim como o Dodge que valorizou 125,9% desde então.

Diferentemente dos modelos modernos, que perdem valor com o tempo, como ocorre com os bens de consumo em geral, o modelo antigo dificilmente tem seu valor reduzido com o passar dos anos, afirmou Luis Henrique Rigato. Ele é professor e coordenador do curso Master in Business and Management da FGV EAESP e um dos autores da pesquisa.

Os cinco modelos mais valorizados com o tempo foram:

  1. Kombi Corujinha – 1968 a 1975: 135,%;
  2. Dodge Charger – 1973 a 1975: 125,9%;
  3. Dodge Dart (02 portas) – 1970 a 1973: 117,7%;
  4. Camaro Coupê – 1967 a 1969: 116%;
  5. Maverick GV V8 – 1973 a 1976: 75,5%.

Enquanto isso, os que obtiveram a menor valorizaram foram:

  1. Mustang Hard Top – 1966 a 1968: -32,5%;
  2. Mercedes SL – 1973 a 1975: -27,8%;
  3. Rural Willys – 1968 a 1970: -13,1%;
  4. Porsche Envemo Super 90 – 1980 a 1982: -5%;
  5. Camaro conversível – 1967 a 1969: 2,4%.

PUBLICIDADE

Esperava-se que os modelos mais desejados seriam os que mais se valorizavam, o que não ocorreu, comentou o autor do estudo, Prof. Arthur Ridolfo Neto.

Esses dados foram levantados através de questionários respondidos por 103 colecionadores. Também foram analisados por mais de 06 mil anúncios de classificados de vendas de carros antigos. Todos os dados se enquadram nas especificações da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA):

  • Fabricação superior há 30 anos;
  • Características originais de fabricação e Certificado de Originalidade reconhecido pelo Danatran.

E em termos comparativos, as taxas utilizadas foram as da caderneta de poupança, CDO, IGP-M e Selic durante a última década.

 

Fonte: O Globo

Para mais informações sobre nossos serviços, clique aqui.

Carros na praia e outros problemas encontrados em PE

Os carros mandam na região metropolitana do Recife. Os carros na praia só mostram a vontade de chegar logo ao mar.  Alguns condutores ziguezaguearam pelos acostamentos e assustaram ciclistas para ganhar tempo.

Os maiores carros brigam entre si por vagas próximas ao calçadão e aceleram para desbancar os mais vagarosos. São muitos palavrões, xingamentos e brigas que se vê pelo trânsito pernambucano.

Os pedestres temem ser atropelados por condutores apressados. Há dez metros um veículo buzinava demonstrando que iria ultrapassar o sinal amarelo e pedia atenção de quem passava pela rua.

Na rua Boa Vista, do bairro Santo Antônio, quatro de dezesseis postes sumiram e só restaram as bases em metal. As pontas que sobraram oferecem riscos de corte e doenças, como tétano. O gradil dos canteiro, da avenida Conde da Boa Vista hoje servem como bancos e cadeiras.

A denúncia dos moradores de Tabajara, em Olinda, fez com que alguns dos problemas fossem resolvidos: como os buracos das ruas, por exemplo. Porém, só depois de muita espera e insistência.

Ainda assim, o desvio do trânsito da Estrada da Batalha para a Rua Armindo Moura, em Jaboatão, acabou por desorientar muitos motoristas. Na esquina, uma placa demonstrava o desvio, mas muitos desavisados acabavam por não ler o que dizia nela. Os condutores acabavam, então, por adentrar em ruas erradas para chegar no seu destino.

O evento denominado Bicicultura, que é um encontro nacional de condutores de bikes e cicloativismo, toca em um dos pontos mais sensíveis da região: atendimento do poder público. Será mesmo que a região, e o estado, têm sido tratados da melhor forma?

O anúncio da implantação de um centro de coleta de resíduos industriais em Escada tem alimentado diversas discussões. O debate terá ainda audiência pública, onde farão o acerto de contas do novo projeto. A central tem orçamento inicial de R$ 13 milhões e toma conta de uma área de cerca de 37 hectares de terra. Ela estará localizada próximo a um aterro sanitário municipal.

 

Fonte: Diário de Pernambuco

Para mais informações sobre nossos serviços, clique aqui.

Piloto morre após acidente com carros históricos da F1

Na tarde da quinta-feira, feriado nacional do dia 7 de Setembro, uma notícia muito triste veio à tona ao mundo do automobilismo. Depois de sofrer um grave acidente durante a disputa pelo GP de Zandvoort, na Holanda, o piloto francês David Ferrer, com 61 anos, não resistiu aos ferimentos sofridos e veio a falecer. Já não é a primeira vez que um piloto morre durante a corrida na F1.

O GP era válido pelo campeonato de carros históricos da Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a notícia do falecimento por meio de comunicados oficiais.

É com grande pesar que a FIA lamenta comunicar que o piloto Sr. David Ferrer infelizmente sucumbiu aos ferimentos sofridos no acidente em Zandvoort. A FIA presta suas mais sinceras condolências à família e aos amigos do Sr. Ferrer neste momento difícil e espera que todos se lembrem do brilhante piloto que o Senhor [Ferrer] foi, afirmou ela.

O piloto David Ferrer estava a bordo de seu March 701. Foi enquanto o pilotava que subitamente acabou sofrendo um grave acidente nas pistas holandesas.

O piloto passou pelos primeiros socorros de imediato no local e transportado por helicóptero até o hospital. Ainda assim, na capital da Holanda, ele acabou por não resistir aos ferimentos sofridos.

Logo atrás, justamente no momento do acidente, o piloto Paul Tattersall vinha com seu Ensign N179. Ele descreveu como impressionante o acidente ocorrido e nos afirmou que escapou de sua morte por muito pouco.

Eu tive uma fração de segundo para decidir se ia para a esquerda ou para direita, diz o piloto muito nervoso. Graças a Deus eu escolhi a direita, senão teria batido no David, terminou ele com lágrimas nos olhos.

A Fórmula 1 perdeu um grande e histórico piloto, cuja falta será sentida em diversas competições. O que espera porém é poder amparar a família de Ferrer a partir de então.

 

Fonte: Notícias Terra

Para mais informações sobre os nossos serviços, clique aqui.

BMW prepara produção em massa de carros elétricos

A empresa querida por muitos, BMW, está em processo de preparação para dar início ao que chamam de produção em massa. Serão produzidos cerca de 12 modelos diferentes – e elétricos! – até o ano de 2025, anunciou a alemã.

Essa decisão veio para colocá-la mais próxima da corrida dos fabricantes tradicionais e recuperar o atraso. Tudo indica que seu principal alvo é a Tesla, pioneira na produção dos carros elétricos nos Estados Unidos.

Muitos compradores já declararam que procuravam evitar os veículos elétricos por causa do alto valor agregado e autonomia limitada. Isso até o momento em que a Tesla revelou o Modelo S, em 2012. Esse automóvel quebrou as barreiras dos 322km, com apenas uma carga.

E desde dado momento, os avanços na tecnologia e aprimoramento de baterias só vem crescendo. Isso, aliado à repressão global quanto à poluição e escândalos da emissão de poluentes de carros a diesel (Veja mais em: Adulteração de motores da Daimler).

Todo esse conjunto contribuiu para que aumentasse a pressão sobre os fabricantes de veículos. Isso influenciou na aceleração do processo de desenvolvimento de alternativas mais baixas (ou zeradas) de emissão de poluentes.

A BMW, que lançou o i3 há quatro anos, afirmou que está preparando suas fábricas. Ela entrará na maior produção de carros elétricos que já se pôde ver, até o ano de 2020. Tudo afirma que a demanda de veículos à bateria só tende a decolar.

Até 2025, vamos oferecer 25 veículos eletrificados –12 serão totalmente elétricos, disse o presidente-executivo Harald Krueger a jornalistas em Munique. Ele acrescentou ainda que seus carros terão autonomia de até 700km.

Este é o marco da incursão em eletrificação da montadora. A BMW conta com marcas como a Mini e Rolls-Royce e vendeu 2,34 milhões de veículos no ano anterior. Os anúncios de mudanças foram declarados no dia em que seu rival, Jaguar, anunciou que ofereceria variantes elétricas de todos os seus modelos em até três anos.

 

Fonte: Folha

Para mais informações sobre nossos serviços, clique aqui.

Fraude em 2 milhões de carros da Peugeot

Uma investigação iniciada na França apontou que cerca de dois milhões de carros fabricados oriundos da fábrica da Peugeot Citroën (PSA) têm fraudes. O que afirmam é que um computador foi utilizado no processo de fraude da emissão de poluentes de motores a diesel.

As informações foram publicadas no dia 8 de setembro, pelo jornal Le Monde. A PSA, em contrapartida, negou o uso de quaisquer tipos de software ou outras ferramentas fraudulentas. Um porta-voz respondeu à reportagem, assim que as ações do grupo automotivo sofreram queda na bolsa europeia.

De acordo com o publicado na reportagem, os investigadores obtiveram acesso a documentos internos da montadora. Nele, constava uma discussão sobre ser necessário tornar o dispositivo fraudulento menos óbvio e visível.

O caso, aberto no ano passado, é semelhante ao escândalo da Volkswagen que teve repercussão mundial (Veja mais em: Adulteração de motores da Daimler). Um software era utilizado para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) somente durante os testes de emissão. Enquanto que, em livre circulação nas ruas, poluíam muito mais do que o legalmente permitido.

Não só a Peugeot Citroën estão fichadas, como também há suspeitas sob diversas outras empresas do ramo. Outras gigantes do meio, como Renault e Fiat Chrysler também estão com forte marcação.

Neste ano, o grupo PSA se tornou o segundo maior em volume de vendas na Europa, abaixo do Volkswagen, ao comprar a Opel, braço europeu da General Motors.

Fonte: G1

Para mais informações sobre os nossos serviços, clique aqui.