Greve dos caminhoneiros afeta rodízio em SP

Surpreendentemente o rodízio municipal de veículos foi suspenso hoje. O ocorrido se deu em virtude da greve dos caminhoneiros pelo país. A manifestação afetou o abastecimento de combustível nas distribuidoras e o sistema municipal paulista de transporte.

Ao passo que a greve dos caminhoneiros não era normalizada, a  Prefeitura de São Paulo informou em nota que 40% da frota de ônibus da cidade não deve circular.  Na noite de ontem, muitos motoristas foram até os postos para abastecer seus veículos. Com efeito do início da greve, os preços estavam muito mais altos do que o normal.

A  Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e CET reforçassem suas equipe de rua. Dessa forma, as vias teriam mais orientadores para auxiliar os motoristas e passageiros quanto às mudanças.

Nesse hiato, o sindicato que representa as empresas de ônibus de SP afirmou que a maior parte das companhias têm combustível para circular por somente mais um dia.  A SPUrbanuss, ao qual 14 empresas concessionárias são associadas, têm apenas oito com reserva de diesel suficiente. Mas, as outras seis, contam com estoque suficiente para manter a operação em circulação até sexta-feira.

Nesta quinta-feira os ônibus estão fazendo viagens mais curtas e com finalização mais cedo. Algumas empresas estão circulando com o combustível extra que ainda têm. Os carros que operam em longas distâncias estão rodando com o tanque cheio.

A previsão, por parte do sindicato, é que se o abastecimento não se normalizar, na sexta-feira muitas empresas não conseguirão circular com seus ônibus. A Secretaria de Segurança Pública emitiu uma nota em que afirma:

“A Polícia Militar informa que adotou as medidas necessárias para liberação dos caminhões de combustíveis. Estes abastecerão os ônibus utilizados nos transportes públicos do Estado de São Paulo.”

Fonte: G1

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General Motors e chineses com nova linha sul-americana

Surpreendentemente, a General Motors está preparando uma nova família de carros de baixo custo. A dona da Chevrolet afirma que a campanha está sendo preparada para o lançamento em 2019, na China e América do Sul.

Ao propósito que o novos veículos para Mercados Emergentes Globais sejam lançados, esse terão uma boa incrementada da marca. A linha inclui não apenas sedãs como também crossovers [contendo diversas características] de todos tipos.É provável que o lançamento aconteça no 2º semestre de 2019, com produção anual de até 2 milhões de unidades – até 2021.

O desenvolvimento está acontecendo, antes de mais nada, em parceria com a SAIC Motor. Essas afirmações foram prestadas pelo vice-presidente financeiro da General Motors, Chuck Stevens.

Além disso, a empresa afirmou ainda que a montadora obteve lucro acima do esperado para o 1º trimestre do ano. Cerca de US$ 1,05 bilhão de dólares foram somados ao caixa da empresa. Ainda assim, isso corresponde a 60% menos do que o obtido 1 ano antes.

De acordo com Stevens, o resultado foi impactado pelos mais de meio milhão de dólares gastos entre janeiro-março. A quantia foi injetada no desenvolvimento da nova linha de carros e adaptação das fábricas. O fato reduziu a produção de veículos como picapes e semelhantes, que carregam consigo margens elevadas de lucro.

Acima de tudo, a General Motors afirma que o lucro de 2018 ficará estável ante 2017. Mas antes de mais nada, espera-se que as novas picapes possam impulsionar as margens entre o final do ano e 2019.

A montadora está apostando na região do Brasil e Argentina. A presidente-executiva, Marry Barra, afirma que a empresa tem uma ‘franquia forte’ na América do Sul. A expectativa é de que os novos veículos para os mercados emergentes contribuam para o lucro.

Fonte: G1

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Mercedes produzirá carros elétricos compactos

Em virtude de produzir pequenos compactos elétricos Mercedes-Benz, a Daimler investirá uma boa quantia. Serão 500 milhões de euros injetados em Hambach, na França, para realizar uma série de novos desenvolvimentos. A intenção é competir diretamente com a altruísta Tesla.

Uma vez que a empresa planeja lançar mais dez carros elétricos para a Mercedes-Benz, a Tesla também pretende crescer. A Mercedes pretende aumentar sua produção até 2022, enquanto a Tesla luta para, antes de mais nada, crescer o nome do Model 3.

“A unidade da Smart em Hambach se tornará parte da nossa rede global de produção de carros compactos com a fábrica líder em Rastatt, na Alemanha”, afirmou Markus Schaefer, chefe de produção da Mercedes-Benz.

Antes de tudo, a marca alemã está adaptando suas bases de veículos para iniciar a produção em massa de variantes elétricas. Essas, serão aplicadas na mesma linha de produção de modelos equivalentes, mas com motores a gasolina ou combustíveis diversos.

Isso permitirá que a montadora aumente sua produção caso a demanda cresça. Atualmente, a empresa produz modelos compactos A-class, B-class e GLA. Suas fábricas se encontram na Alemanha, Hungria, Pequim e México.

 

Fonte: Folha UOL

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Bosch entra para o compartilhamento de viagens

A alemã Robert Bosch, sobretudo uma das maiores fabricantes do mundo, criou novas divisões nos último dias. A ação foi realizada, principalmente, a fim de ampliar seu alcance no mercado de serviços de viagem e veículos conectados.

A princípio, como parte do programa, a Bosch adquiriu uma pequena empresa de transporte. Essa, por sua vez, foi negociada através de aplicativos norte-americanos. A startup Splitting Fares oferece o serviço de carros compartilhados que conecta pessoas.

A principal ideia é ligar usuários que utilizarão, por algum motivo, a mesma rota ou trajeto. Essa ideia fará parte da divisão de Soluções de Mobilidade Conectada da Bosch. Mas, a princípio, o valor da aquisição ainda não foi divulgado.

A Splitting Fares foi fundada em 2015 e financiada por investimentos da Verizon, Wells Fargo e Fontinalis Partners [co-propriedade do presidente da Ford Motor, Bill Ford]. A Bosch afirou que sua nova divisão se concentrará no compartilhamento de veículos, viagens e serviços de conectividade.

Ainda mais, a empresa incluirá a unidade COUP, que aluga e-scooters em Berlim e Paris, no seu mais novo sistema. Esse, por sua vez, foi recém desenvolvido para tratar de componentes elétricos conectados – denominado por System!e. 

Conforme ocorre a expansão das atividades de sua nova divisão, a Bosch também competirá com seus clientes de autopeças. A Uber e Didi são clientes que trabalham e competirão diretamente tanto no serviço de tecnologia autônoma quanto no compartilhamento de viagens.

Fonte: G1

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Minivan Waymo envolvida em acidente de trânsito

Uma van autônoma operada pela Waymo, subsidiária da Alphabet, se envolveu em um acidente. O carro, especializado nessa tecnologia, foi atingido por um sedan da Honda; este, por sua vez, seguiu em um cruzamento com o sinal vermelho.

De acordo com a polícia norte-americana, a minivan da Waymo operava em modo autônomo durante o acidente. Um operador se encontrava no volante, mas não teria sido o responsável pelo erro. Foram liberadas imagens pela Waymo, gravadas a partir de uma câmera alocada no painel do carro, que permitiram chegar a esta conclusão.

O caso ocorreu em Chandler, no estado do Arizona, mas não gerou vítimas graves. De acordo com a polícia, o motorista da van sofreu ferimentos medianos, mas sem risco de morte. O dono do Honda, responsável pelo ocorrido, foi multado.

O relatório da polícia cita ainda que a baixa velocidade da minivan foi o que contribuiu para que ninguém fosse gravemente ferido. De acordo com as autoridades, o carro estava reduzindo, devido ao sinal vermelho, enquanto o Honda [que o atingiu] estava há mais de 60 km/h.

A análise policial retirou a Waymo de qualquer responsabilidade pelo acidente. Ela foi dada como atingida com dano colateral pela imprudência do motorista do sedan.

A Waymo afirmou em um comunicado que seu ideal é ‘fazer das ruas locais mais seguros, através da tecnologia de direção autônoma’. A companhia desejou melhoras ao motorista. Ela também afirma que se preocupa com os ocupantes de seus veículos e as vidas ao redor.

É o segundo acidente grave que envolvem vítimas em carros autônomos somente em 2018. O caso da Waymo seguiu sem vítimas, mas não se pode dizer o mesmo da Uber. No início de março um de seus carros atropelou fatalmente uma mulher, também no estado do Arizona. O ocorrido motivou a suspensão dos testes e perda de licenças para este trabalho.

 

Fonte: Canal Tech

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